Com atletas da periferia de Fortaleza, Instituto Cuca estreia no alto rendimento de olho nos playoffs da Superliga B

Publicado em: 18 DE MARÇO

Com atletas da periferia de Fortaleza, Instituto Cuca estreia no alto rendimento de olho nos playoffs da Superliga B
Equipe do Instituto Cuca busca uma vaga nos playoffs (Créditos: Acervo Instituto Cuca)

A conquista de um título e a classificação para a elite do voleibol brasileiro são sonhos possíveis para atletas da periferia de Fortaleza (CE). Formado por jogadores que vivem em bairros do subúrbio da capital cearense, o Instituo Cuca (CE) mantém viva a chance de classificação para as semifinais da Superliga B masculina 2022. Neste sábado (19.03), o time encara o Niterói Vôlei Clube (RJ), às 19h, no ginásio do Canto do Rio, em Niterói (RJ) 

Na Superliga B, os times disputam um turno único no qual todos se enfrentam. Os quatro melhores avançam para as semifinais; e os finalistas garantem acesso à elite do voleibol nacional. 

O Instituto Cuca atende jovens de 15 a 19 anos em cinco centros espalhados pela periferia de Fortaleza. O voleibol é uma das atividades desenvolvidas pelo projeto e em 2021 o time passou a participar de competições de alto rendimento. O resultado veio rápido: ao vencer um dos grupos da Superliga C no ano passado, se classificou para a Superliga B 2022. 

“O alto rendimento é um projeto novo, iniciado no ano passado, com apoio da Prefeitura de Fortaleza. Estamos dando os primeiros passos nessa área, mas trabalhamos o desenvolvimento esportivo de jovens há mais tempo. Temos dois atletas que começaram nas nossas escolinhas, o Nairton e o Nataniel, que estão conosco desde 2014”, diz Jane Lima, assistente técnica do time e professora do projeto desde 2014.  

A rodada deste sábado é a última da fase classificatória, e o Suzano Vôlei (SP) lidera com 18 pontos e já garantiu uma das vagas nas semifinais. Outras quatro equipes disputam os três lugares restantes e estão empatadas com 14 pontos. O Instituto Cuca e o Niterói Vôlei Clube estão entre elas, e fazem um confronto direto pela classificação. 

“Com a Superliga B, nos fazemos presentes no alto rendimento. Temos um histórico de participação em competições de base, mas agora, com o apoio da prefeitura, trabalhamos para alcançar este patamar mais elevado. Neste sábado, teremos o desafio de enfrentar a equipe de Niterói, e a vitória é fundamental para nossas aspirações na competição”, completou Jane. 

Os donos da casa, que chegaram a liderar a competição, vêm de dois resultados negativos, e estão em segundo na tabela. 

“Estamos muito felizes com o nível de atuação que apresentamos até aqui. Esta Superliga B tem é muito equilibrada, e isto se reflete na classificação geral e nesta última rodada. A equipe do Instituto Cuca tem muitas coisas em comum com a nossa. É formada por atletas que se entregam a cada ponto, a cada jogo. E é isso que queremos fazer nesta rodada para buscar a nossa vaga”, contou Walner dos Santos, técnico do Niterói.

Depois da rodada deste final de semana,  a Superliga B entra na fase de playoffs. Os times de melhor campanha terão a vantagem de decidir a série semifinal em casa. O sportv transmite o segundo e, caso necessário, o terceiro jogo de cada semifinal, além da decisão de cada gênero.

NONA RODADA FEMININA

24.02 (QUINTA-FEIRA) Minas Náutico (MG) 1 x 3 Sada/Tambasa/Argos (MG), às 20h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG) (11/25, 23/25, 25/19 e 20/25)
18.03 (SEXTA-FEIRA) Feac AFV Franca (SP) x Energis 8 São Caetano (SP), às 19h, no Champagnat, em Franca (SP)
18.03 (SEXTA-FEIRA) Bradesco Esportes (SP) x Abel/Moda Brusque (SC), às 19h, no Bradesco Esportes, em Osasco (SP)
18.03 (SEXTA-FEIRA) Clube de Regatas do Flamengo (RJ) x AGEE Atacadão São Carlos (SP), às 18h, no Hélio Maurício, no Rio de Janeiro (RJ)
18.03 (SEXTA-FEIRA) Bluvolei Furb SME (SC) x Sesi-SP, às 21h, no Galegão, em Blumenau (SC) 

NONA RODADA MASCULINA 

19.03 (SÁBADO) Vôlei Futuro Araçatuba (SP) x Suzano Vôlei (SP), às 17h, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP) – Transmissão Canal Vôlei Brasil
19.03 (SÁBADO) Vila Nova FC (GO) x Cafevasconcelos/Araguari/Ubevolei (MG), às 17h, na Arena Goiânia, em Goiânia (GO)
19.03 (SÁBADO) Aprov/Chapecó (SC) x JF Vôlei (MG), às 19h, no Ivo da Silveira, em Chapecó (SC)
19.03 (SÁBADO) Niterói Vôlei Clube (RJ) x Instituto Cuca (CE), às 19h, no Canto do Rio, em Niterói (RJ)
19.03 (SÁBADO) SMEL Araucária ASPMA Berneck (PR) x Minas Náutico (MG), às 19h, no Rodrigo Pereira Gomes, em Araucária (PR) 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro 


Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Parceiros Oficiais